Medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro, Carlos Honorato e Tiago Camilo
decidem classificação para o mundial neste domingo, em São Paulo. Zebra fica
por conta da eliminação do pesado Daniel Hernandes
Os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro, Carlos Honorato e Tiago Camilo estão classificados para a final da seletiva para o Campeonato Mundial de Judô, em setembro, no Egito. Na primeira fase da competição disputada neste sábado (18/6), no ginásio do Pinheiros, em São Paulo, ambos venceram seus dois combates e passaram à final de domingo (19/6), a partir das 10h, no mesmo local, com transmissão ao vivo do SporTV. No leve, Guilheiro enfrenta Diogo Coutinho, Honorato encara o experiente Alexsander Guedes na decisão dos médios e Camilo luta contra Flávio Honorato no meio-médio. Nas demais categorias, também prevaleceu o favoritismo dos integrantes das equipes olímpicas A e B, à exceção do pesado masculino, com Daniel Hernandes, quinto
colocado no último Mundial em Osaka 2003, sendo eliminado pelo jovem João Gabriel Schilitter, sétimo no Mundial Júnior de 2004.
“Todo mundo quer igual. Agora vai ganhar quem acreditar mais”, sentenciou Tiago Camilo, prata em Sydney 2000 no peso leve, classificado para a final de sua primeira seletiva para um Mundial na categoria meio-médio. Tiago terá pela frente um velho conhecido: Flávio Honorato, irmão de Carlos Honorato e companheiro de clube (São Caetano) de Camilo.
Leandro Guilheiro protagonizou uma das lutas mais emocionantes do dia, vencendo de virada Moacir Mendes Júnior com um waza-ari a 30 segundos do fim.
“A luta tem cinco minutos e eu acredito na vitória até o fim”, disse Leandro. “Minha cabeça está muito bem”, disse o judoca bronze em Atenas 2004.
Já Honorato fez valer sua bagagem de competições.
“Contou minha experiência para vencer as duas lutas contra atletas jovens e de muito futuro”, analisou Honorato, prata em Sydney 2000.
Autor da “zebra” da tarde, o carioca João Gabriel Schilitter desbancou Daniel Hernandes, titular do peso-pesado brasileiro nas últimas duas olimpíadas e três mundiais.
“Fui com todo o gás até o último segundo. Não é fácil lutar com um atleta 43kg mais pesado do que você”, disse João Gabriel, de 20 anos. “Foi a minha forra contra o Daniel. Nosso confronto estava empatado em 1 a 1”, finalizou o judoca carioca, que enfrenta o paulista Walter Santos na decisão pela vaga no Cairo. Walter é o titular da equipe Sub-25 brasileira e João Gabriel o reserva.
No ligeiro feminino, Daniela Polzin, invicta, luta contra Marieta do Nascimento. Alexandre Lee, titular do ligeiro masculino em Atenas 2004, terá pela frente Denílson Lourenço.
Já no meio-leve, Fabiane Hukuda lutará contra a jovem pernambucana Mariana Barros. No masculino, o Leandro Cunha, reserva de Henrique Guimarães na equipe olímpica, mede forças com o gaúcho João Derly, que busca vaga na seleção principal depois de subir do ligeiro para o meio-leve. O titular em Atenas, Henrique, esteve no ginásio apenas para observar as lutas e rever os
amigos. Depois de abandonar os tatames, o medalhista de bronze em Atlanta 96 assumiu como técnico da equipe brasileira júnior masculina.
“Será minha segunda vez contra a Fabiane. Perdi na seletiva para a seleção sub-25 mas agora a história será diferente”, prometeu Mariana, titular da seleção júnior no Mundial de 2004.
“Contra o Leandro será um confronto muito equilibrado. Se bobear, decidido na bandeira pelos juízes”, avaliou Derly, que não liga para o retrospecto desfavorável contra o adversário. “Tenho cinco derrotas e duas vitórias. Mas estou bem. No sábado, os golpes entraram. Estou confiante”, afirmou.
No feminino leve feminino, Danielle Zangrando e Tânia Ferreira reeditam a disputa pela vaga olímpica.
“Vai ser um jogo de xadrez, pois nos conhecemos bem demais. Primeiro vai ser importante não errar. Para depois começar a acertar”, resumiu Danielle, primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em campeonatos mundiaus com o bronze em 1995, no Japão.
Já no meio-médio feminino, Vânia Ishii luta contra Maiti Ferreira e no médio, Márcia Lima enfrenta Kelly Silva.
No meio-pesado, os confrontos são Luciano Correa x Leonardo Leite e Edinanci Silva x Luzia Fernandes.
E no pesado feminino, Priscilla Marques disputa a classificação para o Mundial com Maria Suelen Althman, de 17 anos.
SELETIVA PARA O MUNDIAL 2005:
(azul x branco) – final em melhor de três.
Ligeiro Masculino (até 60kg):
Alexandre Lee x Denílson Lourenço
Ligeiro Feminino (até 48kg):
Daniela Polzin x Marieta do Nascimento
Meio-leve Masculino (até 66kg):
Leandro Cunha x João Derly
Meio-leve Feminino (até 52kg):
Fabiane Hukuda x Mariana Barros
Leve Masculino (até 73kg):
Leandro Guilheiro x Diogo Coutinho
Leve Feminino (até 57kg):
Danielle Zangrando x Tânia Ferreira
Meio-médio Masculino (até 81kg):
Tiago Camilo x Flávio Honorato
Meio-médio Feminino (até 63kg):
Vânia Ishii x Maiti Ferreira
Médio Masculino (até 90kg):
Carlos Honorato x Alexsander Guedes
Médio Feminino (até 70kg):
Márcia Lima x Kelly Silva
Meio-pesado Masculino (até 100kg)
Luciano Correa x Leonardo Leite
Meio-pesado Feminino (até 78kg):
Edinanci Silva x Luzia Fernandes
Pesado Masculino (+ 100kg):
Walter Santos x João Gabriel Schilitter
Pesado Feminino (+ 78kg):
Priscilla Marques x Maria Suelen Althman