Brasil tem a companhia de Japão, França, Espanha, Rússia, Eslovaquia, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, entre outros, na preparação para o Mundial do Egito
Sob o forte calor da Catalunha, a seleção brasileira de judô se prepara ao lado das mais importantes equipes do mundo para o Campeonato Mundial de Judô, no Egito, em setembro. No Treinamento Internacional de Castelldefels, arredores de Barcelona, os brasileiros têm a companhia de times de ponta como Japão, França, Espanha, Rússia, Eslovaquia, Portugal, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, recheados de medalhistas olímpicos e mundiais.
“O treino está cheio e o nível é excelente”, comemora o médio Carlos Honorato, destacando a presença do japonês Hiroshi Izumi, prata em Atenas 2004.
Ao todo, 524 atletas participam daquele que é considerado um dos mais importantes treinamentos internacionais do mundo, ao lado de Paris.
“São dois treinos por dia, de manhã e à noite. No intervalo, os atletas só fazem dormir. Está sendo super puxado, todo mundo se dedicando ao máximo, caindo e jogando”, diz a técnica da seleção brasileira feminina, Rosicléia Campos. “Está sendo como um laboratório. Os atletas podem experimentar tudo, tirar dúvidas. Não deu certo uma coisa de manhã, muda de tarde. Por isso os treinos na Europa são tão importantes”, acrescenta a treinadora.
Os brasileiros ficam em Castelldefels até o dia 8/7, quando seguem para Istambul. Na capital turca o Brasil participa do Torneio de Istambul, que faz parte do circuito mundial da Federação Internacional de Judô. A competição será nos dias 9 e 10. No dia seguinte, a equipe masculina segue para treinamento em Paris e as mulheres permanecem na Turquia, também para treino. O retorno ao Brasil está previsto para 17/7.
Equipe:
Ligeiro Masculino (- 60kg):
Denílson Lourenço/SP
Ligeiro Feminino (-48kg):
Daniela Polzin/RJ
Meio-leve Masculino (-66kg):
João Derly/RS
Meio-leve Feminino (-52kg):
Fabiane Hukuda/MG
Leve Masculino (-73kg):
Leandro Guilheiro/SP
Leve Feminino (-57kg):
Tânia Ferreira/SP
Meio-médio Masculino (-81kg):
Tiago Camilo/SP
Meio-médio Feminino (-63kg):
Vânia Ishii/SP
Médio Masculino (-90kg):
Carlos Honorato/SP
Médio Feminino (-70kg):
Márcia Lima/RS
Meio-pesado Masculino (-100kg):
Luciano Corrêa/MG
Meio-pesado Feminino (-78kg):
Luzia Fernandes/RJ
Pesado Masculino (+100kg):
Walter Santos/SP
Pesado Feminino (+78kg):
Priscila Marques/SP