Para Editoria de Esportes
De Media Guide Comunicação
Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2006
BRASIL EMBARCA PARA MAIS DOIS TORNEIOS NA EUROPA
Judocas disputam a etapa de Hamburgo da Super Copa do Mundo (25 e 26/2) e a Copa do Mundo de Praga (4 e 5/3)
A seleção brasileira de judô embarca nesta quarta-feira (dia 22/2) para a Alemanha, onde disputa nos dias 25 e 26 de fevereiro a etapa de Hamburgo da Super Copa do Mundo. A equipe participa de um treinamento de campo e depois segue para a República Tcheca, para competir na Copa do Mundo de Praga (4 e 5/3). O Brasil será representado por Denílson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Alexsander Guedes (-90kg), Alex Aguiar (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).
O medalhista olímpico Leandro Guilheiro está confiante para a sua quarta experiência em torneios na Europa. Antes do bronze em Atenas-2004, Leandro disputou dois eventos no Velho Continente.
“Não tive muito sucesso e espero conseguir em Hamburgo e Praga um bom resultado. Treinei muito e será uma experiência positiva lutar na Europa”, diz Leandro, que competiu em 2004 na Rússia e em Paris.
Para o judoca, uma medalha numa Super Copa do Mundo é um dos objetivos de todo grande atleta.
“Faz parte do sonho uma medalha em olimpíada, mundial, Super Copa do Mundo, Copa do Mundo e na Jigoro Kano. Trabalho visando sempre a esses eventos”, explica.
Outro medalhista de bronze em Atenas, Flávio Canto também está animado em voltar a representar o Brasil na Europa. Será seu primeiro torneio pela seleção brasileira após os Jogos.
“Fiquei de fora do Mundial no Egito ano passado porque sofri uma lesão e não pude disputar a seletiva. Será maravilhoso voltar a sentir o clima que cerca um evento desse porte”, afirma Flávio.
Para o carioca, não haverá luta fácil na categoria meio-médio.
“São muitos atletas de alto nível para poucos lugares no pódio. Tenho certeza de que não terei vida fácil”, acredita o judoca carioca.
A equipe brasileira que representou o país na etapa de Paris da Super Copa do Mundo e na Copa do Mundo de Leonding desembarcou na manhã desta terça-feira (dia 21/2) em São Paulo. O destaque nas duas competições foi o campeão mundial João Derly (-66kg). O judoca gaúcho conquistou uma medalha de ouro (Paris) e uma prata (Leonding). Além das medalhas de João Derly, o Brasil voltou para casa com três sétimos lugares: Hugo Pessanha e João Gabriel Schilliter (Paris) e Mário Sabino (Leonding).
A participação brasileira nas etapas da Super Copa do Mundo e da Copa do Mundo européias vale a vaga de titular na seleção brasileira para a temporada 2006. A partir deste ano, a definição do número um de cada categoria se dará não apenas através da seletiva nacional, mas também de acordo com o desempenho em competições e treinamentos pré-determinados pela comissão técnica da seleção.
Os resultados de ambos os atletas de cada peso serão avaliados pelo corpo técnico da Confederação Brasileira de Judô, levando em consideração os adversários enfrentados, a colocação alcançada, lutas vencidas, entre outros.
O titular da seleção em 2006 terá duas competições prioritárias na temporada: o Campeonato Pan-Americano, em maio, na Argentina, já valendo ranqueamento para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e o Campeonato Mundial por Equipes, em setembro, em Paris.