Brasil embarca para temporada européia
A disputa pela vaga no judô nos Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro começa na Europa. O primeiro grupo de atletas, formado por 14 judocas, embarca nesta quarta-feira (7/2) para a França, onde disputa a tradicional Super Copa do Mundo de Paris (10 e 11/2). Este é o primeiro evento que a comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô usará como avaliação para garantir a presença no Pan 2007. A convocação final sai em maio, após a Copa do Mundo do Brasil. Será o titular nos Jogos Pan-Americanos aquele que tiver o melhor desempenho nas competições internacionais. Embarcam nesta quarta Denílson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Pedro Guedes (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Carlos Honorato (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), João Gabriel Schilliter (+100kg), Daniela Polzin (-48kg), Erica Miranda (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg), Danielle Yuri (-63kg), Márcia Vieira (-70kg), Claudirene César (-78kg) e Viviane Oliveira (+78kg).
“A expectativa é grande. Fiquei um ano longe da seleção e espero conseguir ir bem e ficar com a vaga nos Jogos Pan-Americanos”, diz Carlos Honorato, medalha de prata em Sydney 2000, bronze no Mundial de 2003 e nos Jogos Pan-Americanos de 2003.
Apesar de estar no primeiro grupo e ter a pressão conseguir um bom resultado, Honorato se sente tranqüilo para o desafio.
“O importante agora é cada um dar tudo de si e fazer o seu melhor trabalho. Quem fizer mais bonito lá fora é quem realmente terá toda a condição de representar o Brasil no Pan”, explica.
O torneio francês é o primeiro de quatro eventos internacionais que cada um dos 28 selecionados participará (confira no final do texto cada um dos grupos e torneios) em busca da vaga no Pan 2007. Daniela Polzin, titular da categoria ligeiro nos Jogos Olímpicos de Atenas, garante que entrou num bom ritmo de treinamento após uma pausa de 15 dias.
“Pela primeira vez em quatro anos direto tirei 15 dias de folga, o que me fez muito bem. Tive uma volta excelente. O campeonato está forte e o nível será alto, mas acho que dá para trazer um bom resultado”, afirma Daniela.
Além do Brasil, disputam a Super Copa do Mundo de Paris boa parte dos países que fazer parte da elite do judô mundial, entre eles Japão, Holanda, Rússia, Cuba e os franceses, anfitriões do evento. Depois do Torneio de Paris, o Brasil participa de treinamento de campo internacional e, no final de semana seguinte, tem novo compromisso nos tatames. Os homens disputam a Copa do Mundo de Budapeste e as mulheres competem na Copa do Mundo de Viena.
GRUPO 1 Feminino
Super Copa do Mundo de Paris, Copa do Mundo de Viena, Copa Judogui Dourado e Copa do Mundo Brasil
-48kg: Daniela Polzin
-52kg: Erica Miranda
-57kg: Ketleyn Quadros
-63kg: Danielle Yuri
-70kg: Marcia Vieira
-78kg: Claudirene Cezar
+78kg: Viviane Oliveira
GRUPO 1 Masculino
Super Copa do Mundo de Paris, Copa do Mundo de Budapeste, Copa Ramon Rodrigues (a confirmar) e Copa do Mundo Brasil
-60kg: Denílson Lourenço
-66kg: Leandro Cunha
-73kg: Pedro Guedes
-81kg: Tiago Camilo
-90kg: Carlos Honorato
-100kg: Leonardo Leite
+100kg: João Gabriel Schilliter
GRUPO 2 Feminino
Super Copa do Mundo de Hamburgo, Copa do Mundo de Praga, Copa Judogui Dourado e Copa do Mundo Brasil
-48kg: Sarah Menezes
-52kg: Juliene Ariecha
-57kg: Danielle Zangrando
-63kg: Vania Ishii
-70kg: Mayra Aguiar
-78kg: Edinanci Silva
+78kg: Priscila Marques
GRUPO 2 Masculino
Super Copa do Mundo de Hamburgo, Copa do Mundo de Varsóvia, Copa Ramon Rodrigues (a confirmar) e Copa do Mundo Brasil
-60kg: Alexandre Lee
-66kg: João Derly
-73kg: Leandro Guilheiro
-81kg: Flavio Canto
-90kg: Hugo Pessanha
-100kg: Luciano Correa
+100kg: Daniel Hernandes