A Assessoria de Imprensa da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul, Cesar Paschoal, informa que o Torneio Início Estadual de Judõ de 2007, realizado nos dias 17 e 18 de março (sábado e domingo), no Ginásio do Guanandizão, foi um grande sucesso, com participação e resultados expressivos dos atletas, e selecionou 100 atletas para participar do Brasileiro Regional de Judô, que em 2007 será na cidade de Ji Paraná, Estado de Rondônia.
O nível técnico estava altíssimo, pois contou com a participação de atletas nutridos de muita competição e garra, como Emory Spontoni, do SEALP, que no último dia 10 de março sagrou-se campeã sulamericana junior feminino de Judô, no Equador. No Torneio Início Emory venceu a categoria júnior, sábado, disputando a final com a sua maior rival Keila, de Três Lagoas-MS, porém perdeu a categoria sênior, neste domingo, para esta mesma atleta, que é filiada do Judô Ceat, de Três Lagoas-MS.
O evento contou com a participação cerca de 40 árbitros, de 620 atletas, representando 26 clubes filiados à FJMS, dos seguintes municípios: CAMPO GRANDE, MARACAJU, NIOAQUE, DOURADOS, CORUMBÁ, COXIM, PONTA PORÃ, TRÊS LAGOAS, ÁGUA CLARA, NAVIRAÍ,
Na cerimônia de abertura, no sábado, a Federação de Judô de MS, na pessoa de seu Presidente, Cesar Paschoal, prestou a devida homenagem a seis personalidades do Judô por seus resultados em 2006, quais sejam: JÉSSICA SOARES (melhor atleta feminino), CLAUDEMIR SILVA (melhor atleta masculino), MICHELE FERREIRA (melhor Paraatleta), JANSER LORIMER (Técnico em evidência no paradesporto), ALESSANDRO NASCIMENTO (técnico em evidência) e ao árbitro ANDERSON OKUMOTO (maior atuação em 2006).
Agora a FJMS prepara-se para compor a Delegação de MS para a disputa no Brasileiro Regional, que será em abril de 2007, e espera contar com a ajuda de patrocinadores, pois muitos atletas que se classificaram neste final de semana compõem-se de crianças carentes, oriundas dos projetos sociais desenvolvidos pela FUNESP-Campo Grande-MS em parceria com a FJMS.
Os atletas que se classificaram para o Brasileiro têm muitas chances de vitória, pois são aguerridos, e costumam agarrar as oportunidades que lhes concedem a vida, no entanto, grande parte está sofrendo com a crise que assola o nosso País, e há chance de muitos não poderem viajar com a Delegação, por falta de verba.
O presidente da FJMS, Cesar Paschoal, estará no próximo final de semana em Vítória-ES, para a Assembléia Geral da Confederação Brasileira de Judô, onde pretende reivindicar maior apoio para a Federação de Judô de MS, principalmente no que concerne a sua própria estrutura física, assim como confirmar a realização do CAMPEONATO BRASILEIRO PRE-JUVENIL – FINAL -, em Campo Grande-MS, previsto para o próximo dia 10 de agosto de 2007.
Também em Vitória-ES estarão o Presidente da FUNESP e Coordenador Técnico da CBJ, Prof. João Batista da Rocha, assim como o árbitro Internacional MARCOS SHIMABUKURO, árbitro FIJ C, que irá arbitrar a Seletiva Nacional Sub 23, preparatória para ao Sulamericano Sênior 2007 e Projeto OLIMPIADAS DE LONDRES 2012.
Mato Grosso do Sul estará sendo representado nesta seletiva pela atleta KELLY SHINMA, do Sakurá, de Dourados-MS, que em 2005 foi bronze no Brasileiro Sênior.
No domingo, em Vítória a Delegação de MS irá assistir ao vivo o DESAFIO INTERNACIONAL BRASIL x RÚSSIA, e retornam a Campo Grande na segunda, dia 26.
abaixo, seguem os resultados GERAIS, do Torneio Início, por clubes:
MASCULINO:
1º – SEALP – Campo Grande
2º – MAC – Maracaju
3º – SAKURÁ – Dourados
4º – ASSOCIAÇÃO MATOS – Campo Grande
5º – AUXILIADORA – Campo Grande
6º – ACJ – Campo Grande
FEMININO:
1º – SEALP – Campo Grande
2º – MAC – Maracaju
3º – NAVIRAÍ
4º – ACADEMIA MOURA – Campo Grande
5º – CEAT – Três Lagoas
6º – SAMAMBAIA – Dourados