ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL – 26/01/2008
FEDERAÇÃO DE JUDÔ DE MATO GROSSO DO SUL.
Aos 26 de janeiro de 2008 às 14h30 iniciou-se a assembléia geral da FJMS, com a abertura sendo realizada pelo Presidente César Paschoal. Saudou a todos os presentes e passou a palavra para o Sensei João Rocha, atual Coordenador Técnico da CBJ – Confederação Brasileira de Judô, e também Presidente da FUNESP – C.Gde-Ms, e vice-presidente do CREF / MS, que também agradeceu a presença de todos. Agradeceu também a presença do Sr. Walter Hikari, proprietário da empresa “Hikari Presentes” e membro da comissão para a comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil.
Em seguida o professor João Rocha chamou a atenção de todos para assistirem a um DVD com o relatório do campeonato brasileiro pré-juvenil de Judô que foi realizado em Campo Grande no ano de 2007.
O professor Rocha disse que está satisfeito com a boa participação, em termos de quantidade, na presente assembléia. Disse que está se empenhando em trazer para Campo Grande jogos da Copa do Mundo de futebol de 2014, já que faz parte da comissão para este intento. Disse que a equipe de trabalho não está medindo esforços para que o município consiga seu objetivo. Disse ainda que 18 municípios do Brasil disputam 12 vagas para serem sedes da Copa.
Parabenizou a federação de judô pelo trabalho e pelos resultados alcançados no ano de 2007. Informou que assumiu junto à confederação brasileira de judô a coordenação de promoção de graus a nível nacional.
Informou que a confederação disponibilizou o encontro internacional Brasil x Japão de judô, evento este que está orçado em R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), e que se encontra em negociação junto à prefeitura de Campo Grande, pois 2008 é o ano de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil.
Em seguida pediu para que o Sr. Luiz Emilio Villanueva apresentasse para os presentes um DVD, que foi mostrado junto à FIFA para divulgar o município de Campo Grande para que seja escolhido para uma das sedes da copa do mundo de 2014.
No encerramento do DVD, o presidente da FJMS, César Paschoal retomou a palavra dizendo que no ano de 2007 a Federação de Judô realizou mais de 30 eventos, disse que o judô de MS participou de todos os campeonatos e seletivas nacionais, e conquistando medalhas em todos eles, tendo ótima performance no Brasileiro Regional, ocorrido em Rondônia, disse ainda que no judô estadual os clubes poderiam formar judocas não somente para competidores, mas também para outras partes do esporte, como a arbitragem.
Anunciou que nomeou para adjunto do departamento técnico o professor Luciano Bittencourt para auxiliar o professor Reginaldo e o professor Emerson Ramos, o professor Luciano assume o cargo de 2o adjunto do departamento técnico. Parabenizou o Técnico do SEALP, Prof. Alessandro Nascimento por mais uma convocação para a Seleção Brasileira de Judô, juvenil, e também ao Professor Marco Aguilera, que também representou nosso país, como técnico, no Sul-Americano de Judô.
Continuando disse que o departamento de arbitragem carece de renovação, e que haja um maior incentivo para a formação de novos árbitros. Criou nesta data a ESCOLA DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS, que será regulamentada e seus atos divulgados a todos os filiados.
Anunciou que a FJMS foi convidada pelo próprio Presidente da Confederação Paraguaia de Judô, que ligou nesta data, através do Professor Nicodemos, de Ponta Porã, para participar de um evento de nível sul-americano em Assunciòn no Paraguai, denominado COPA MERCOSUR DE JUDÔ, porém, os clubes participarão representando nosso Estado e nosso País.
Comentou rapidamente todos os acontecimentos ocorridos no ano de 2007, disse que houve momentos bons e momentos ruins, relacionados com a participação e classificação de vários atletas para a seleção brasileira, inclusive com a conquista de várias medalhas de nível sul-americano e pan-americano. Disse que houve a tragédia do falecimento da atleta Daiane, e que temos que aprender com os acontecimentos tristes, apesar do trauma.
Aproveitando a presença do professor João Rocha, declarou total apoio à sua eventual candidatura para vereador nas eleições deste ano, dizendo que não medirá esforços para que o mesmo seja eleito.
Passou a palavra para o Sr. Walter que faz parte da comissão para a comemoração do centenário da imigração japonesa para o Brasil, e disse que se interessou muito pelo encontro de judô Brasil x Japão, e falou que vai se reunir com seus companheiros para buscar apoio da comissão nesse evento, já prometendo o seu empenho pessoal para a realização do evento. Disse que pode se tornar possível, pois este evento atende ao objetivo da coordenação da comissão que é apoiar eventos que envolvam a cultura japonesa, já que o judô teve a sua criação no Japão. O evento está marcado para o dia 16 de março.
Nesse momento, seguindo a pauta, o presidente passou a vez para a parte da secretaria, para o professor Esmi, que disse que apenas um filiado está com a documentação em dia com a federação, pois todos os outros filiados estão com problemas desde o estatuto dos clubes até com ata da eleição e outros problemas. A Funcespp de Ponta Porã, a rigor, é a única totalmente regularizada. Aqueles clubes que não se regularizarem até 30/06/2008 sofrerão penalidades, não podendo realizar eventos, e, nos termos do Estatuto da FJMS, sofrerem advertência, suspensão e exclusão. Disse que irá apoiar os clubes para colocar em dia a documentação de todos os filiados.
O professor Esmi disse que serão exigidos todos os documentos, foto, fotocópia da certidão ou identidade e a ficha cadastral preenchida e assinada, para a renovação das carteirinhas, e anunciou que sem a documentação as mesmas não serão feitas. O Sr. Luiz Emílio disse que tentará montar no site um sistema para que a carteirinha possa ser feita através do sitio da FJMS na internet.
O presidente disse que os casos do professor Nadilson Rodrigues e o Sr. Jancleber, de Naviraí-MS, serão julgados pelo tribunal de justiça da federação com a maior brevidade possível.
Na parte de arbitragem o professor Marcos Shimabukuro apresentou o relatório da arbitragem do ano de 2007, e deixou marcada a clínica estadual de arbitragem para o dia 1o de março.
Passado para a tesouraria, o professor Jairo Rodrigues apresentou a prestação de contas do ano que passou, e destacou que o débito dos clubes com a federação é o maior dos últimos anos, e disse que haverá uma negociação para que os devedores acertem as suas dívidas. Divulgou a nova tabela de custos da federação, e propôs uma taxa de atendimento médico para os clubes pagarem, o que não foi aprovado pela maioria. O professor Moura se comprometeu a agendar o aluno Gabriel que é cirurgião geral, para atuar nos eventos oficiais da federação como médico do evento.
A prestação de contas da FJMS foi homologada pela Assembléia Geral, por unanimidade.
Quanto ao exame de graus, o professor Jairo disse que muitos candidatos que participaram das etapas iniciais do curso acabaram não pagando as taxas do curso o que declarou que não é certo, e que para este ano vai haver uma cobrança maior, cogitou até de remunerar quem ministrar o curso.
Na parte técnica passou a palavra para o professor Reginaldo Arruda, que iniciou com a leitura da parte do regulamento técnico que trata do ranqueamento estadual, que norteia a classificação dos atletas para a seleção estadual, o que foi aprovado com ressalvas.
Em seguida falou que somente poderão atuar como técnico dentro da área da competição os professores que tiverem a carteira do CREF. E após longa discussão e com aprovação do presidente, fica definido que os acadêmicos de educação física e que seja faixa preta poderá atuar com técnico durante as competições, somente nos eventos até nível estadual, e para tanto deverão apresentar o comprovante de estarem cursando a faculdade de educação física, e a autorização escrita de um professor de educação física, devidamente inscrito no CREF, que se responsabilizará perante a FJMS. A Federação emitirá credenciamento oportunamente para os técnicos interessados.
O professor Reginaldo anunciou que os acadêmicos deverão apresentar os atestados de matrícula com validade de seis meses e estar com a documentação em dia com a FJMS/CBJ, inclusive a carteira de faixa preta do ano respectivo.
Os acadêmicos não poderão assinar as fichas de inscrição, e a responsabilidade é do técnico que assinou a ficha de inscrição do clube (entidade filiada).
Em seguida colocou a disposição O calendário de eventos para 2008, para as datas de realização dos eventos particulares.
Às 19h30 minutos foi encerrada a Assembléia pelo Sr. Presidente, Cesar Paschoal, pedindo a todos que continuem a caminhada para o progresso do Judô em Mato Grosso do Sul, pois todos ganharemos com isso. Todos assinarão a lista em anexo.
Estiveram presentes na Assembléia os representantes dos seguintes clubes:
• JOAO ROCHA – representante da CBJ/FUNESP/CREF
• CESAR PASCHOAL – Presidente da FJMS
1. ACADEMIA FISICO E FORMA (Emerson Ramos)
2. ACADEMIA MOURA (Marco Moura)
3. ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA MATOS (Marcelo Matos)
4. ASSOCIAÇÃO CAMPO-GRANDENSE – ACJ (Reginaldo Arruda)
5. ASSOCIAÇÃO MIFUNE DE JUDÔ (Marcos Shimabukuro)
6. ASSOCIAÇÃO CAMINHO SUAVE (Antonio Esmi Jr)
7. ASSOCIAÇÃO YADA DE JUDÔ – ITAPORÃ (Winston Garcia)
8. FUNLEC (Jairo Rodrigues)
9. CLUBE JUDOKAN DE DOURADOS (Leonildo de Pieri)
10. CLUBE SAKURÁ – DOURADOS (Sérgio Albert)
11. DCD AUXILIADORA (Marco Aguilera)
12. JUDO CLUBE FÁTIMA KODOKAN (Jurandir Porfírio)
13. JUDÔ CLUBE ROCHA (Igor Rocha)
14. MARACAJU ATLETICO CLUBE (Roger Ziemann)
15. RADIO CLUBE (Altamir Rocha)
16. SEALP (Alessandro Nascimento)
17. TRÊS LAGOAS – JUDÔ (Gleyson Sobrinho)
Ausentes:
1. Amadeu – Corumbá
2. Ladário –
3. Ceat – Três lagoas – AUSÊNCIA JUSTIFICADA PELO PROFESSOR OVIDIO DUARTE
4. Água Clara
5. Paranaíba
6. Ponta Porã – AUSÊNCIA JUSTIFICADA PELO PROFESSOR NICODEMOS FILGUEIRAS.
7. Coxim
8. Casal – Coxim
9. Samambaia – dourados
10. Indaiá – dourados
11. Glória de dourados
12. Cooper Clube de Naviraí