Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Última chance de garantir vaga para Pequim

Última chance de garantir vaga para Pequim
Atletas da seleção brasileira de judô competem na Europa neste final de semana pelo sonho de ir às Olimpíadas. Comissão técnica anunciará a equipe titular em março

Os 14 atletas da seleção brasileira de judô que estão na Europa disputam, neste final de semana (1 e 2 de março), suas últimas competições em busca de uma vaga nas próximas Olimpíadas. O masculino luta em Praga, na República Tcheca, e o feminino vai à Varsóvia, na Polônia. As etapas da Copa do Mundo estão servindo para a comissão técnica avaliar o desempenho dos judocas e, assim, definir os titulares na China. Dois atletas foram selecionados em cada uma das sete categorias de peso e competiram torneios internacionais equivalentes neste começo de ano: uma etapa de Super Copa do Mundo e uma de Copa do Mundo cada. O primeiro grupo já está no Brasil, e acompanha com atenção os resultados de seus adversários diretos pela vaga. Já o segundo grupo entra no tatame neste fim de semana pela última vez: é tudo ou nada.

“Acredito que voltaremos para casa com a equipe escalada. Pelo que vimos até agora, não deveremos ter problemas para definir a seleção olímpica de judô após estes torneios”, prevê o coordenador técnico da seleção brasileira de judô, Ney Wilson.

Pelo critério estabelecido pela Confederação Brasileira de Judô, será o titular em Pequim o atleta que tiver melhor desempenho nos torneios europeus, de forma a privilegiar aquele mais competitivo internacionalmente e que, dessa forma, esteja mais habiliatdo a trazer para o Brasil melhores resultados nas Olimpíadas. Este sistema misto de seleção (seletiva nacional e avaliação de resultados internacionais) é adotado pela CBJ desde 2006, no masculino, e desde 2007, no feminino.

“Com isso pretendemos que os atletas se preparem não só para vencer a seletiva no Brasil mas também se preocupem em estudar os adversários lá fora, ganhando assim uma etapa no processo de preparação. O sistema tem funcionado bem”, afirma Ney Wilson.

Os meio-leves João Derly e Erika Miranda, já garantidos em Pequim em virtude de seus resultados nos Jogos Pan-Americanos 2007 e Campeonato Mundial 2007, voltaram ao Brasil depois de três competições. Eles serão substituídos por seus reservas, respectivamente Leandro Cunha e Andressa Fernandes.

Os nomes dos 14 titulares nos Jogos Olímpicos serão anunciados antes do embarque da equipe para treinamento no Japão, dia 21 de março.

Lutam no sábado Daniela Polzin (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Danielle Zangrando (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Alexandre Lee (-60kg), Leandro Cunha (-66kg) e Leandro Guilheiro (-73kg). No domingo é a vez de Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg), Priscila Marques (+78kg), Tiago Camilo (-81kg

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *