Foi oficialmente lançado na noite desta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, a quinta edição do Grand Prix Nacional Interclubes de Judô. O evento foi dividido em duas partes: na primeira aconteceu o sorteio das chaves do masculino e feminino; na segunda um coquetel com a Scania, na Marina da Glória, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa.
O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira abriu o evento no hotel Ceasar Business ressaltando a importância do Grand Prix para a CBJ.
“A CBJ tem toda a atenção com os clubes, responsáveis pela formação dos atletas que tantas conquistas importantes têm dado ao longo dos anos para o judô brasileiro. O Grand Prix é um evento que tem boa participação do público e acompanhamento da mídia. O GP tem grande apelo pelo altíssimo nível da competição e dos clubes participantes, o que abrilhanta ainda mais o torneio”, diz Paulo Wanderley.
O presidente da CBJ também destacou o ano fantástico protagonizado pelo judô feminino. Além da inédita medalha olímpica conquistada por ketleyn Quadros, no último campeonato mundial júnior quatro das cinco medalhas foram de mulheres.
“As mulheres estão bem na fita como se diz na gíria. Graças a isso teremos um Grand Prix feminino maravilhoso este ano”, afirma.
Medalha de ouro no Campeonato Mundial 2007, Luciano Correa brincava pouco antes do sorteio dizendo que gostaria de pegar um adversário forte logo de cara. Não deu outra. O confronto com o Esporte Clube Pinheiros poderia até ser uma possível final. Mas, no sorteio os dois clubes acabaram caindo num confronto logo na primeira rodada.
“Já fui cabeça de chave em algumas competições e às vezes você acaba pegando um adversário duro. Sorteio é sorte e isso acontece. Agora é treinar e fazer força para valer, pois o combate contra o Pinheiros será duríssimo”, diz o campeão mundial.
Após o sorteio, dirigentes, atletas e presidentes de federações seguiram para o Marina da Glória, onde ocorria um evento da Scania. As estrelas do Grand Prix foram recebidas pelo gerente executivo de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Wilson Pereira. Cada presidente de federação e representante de clubes recebeu uma miniatura do ônibus oficial da Confederação Brasileira de Judô. Além deles, foram homenageados também Ketleyn Quadros, Luciano Correa e João Gabriel e o secretário de esporte de alto rendimento, Djan Madruga.
“Obrigado à Scania.Esta miniatura simbolizará em cada escritório de clube e federação do Brasil o apoio da empresa ao judô”, afirmou Paulo Wanderley.
Confira as chaves:
Feminino
Pule 1
São Caetano
Sogipa
Unisul
Universidade Gama Filho
Pule 2
Esporte Clube Pinheiros
Minas Tênis Clube
Espaço Futuro
Betim
Masculino
Chave A
Primeira rodada:
Esporte Clube Pinheiros x Minas Tênis Clube
Flamengo x Jequiá
Universidade Gama Filho x Santo André
Barueri fica de bye e pega o vencedor de Gama x Santo André
Chave B
Primeira rodada:
São Caetano x FTC
Betim fica de bye e pega o vencedor de São Caetano x FTC
Sogipa x Unisul
Espaço Futuro fica de bye e pega o vencedor de Sogipa x Unisul