Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

UNIÃO BEM SUCEDIDA ENTRE ESPORTE E EDUCAÇÃO CONSAGRA PRIMEIRO CICLO DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES

UNIÃO BEM SUCEDIDA ENTRE ESPORTE E EDUCAÇÃO CONSAGRA PRIMEIRO CICLO DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES
16.11.2008 :: 16h33

João Pessoa – Depois do reconhecimento internacional no Congresso Mundial Esporte para Todos, do Comitê Olímpico Internacional (COI), na Malásia, e de mais uma etapa vitoriosa em João Pessoa (PB), o primeiro Ciclo Olímpico das Olimpíadas Escolares teve o encerramento ideal para atletas, árbitros, dirigentes e organizadores, apontando para avanços ainda maiores nos próximos quatro anos.

O sucesso da edição 2008 na capital paraibana, reforçado pelo número recorde de participantes (3.300 de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal) e atletas (2.850) coroou a quarta e última edição do evento neste Ciclo, que comprovou sua importância como agente revelador de talentos para o nosso esporte e ratificou a integração entre esporte e educação. Durante os dias 6 e 16 de novembro, jovens atletas de 15 a 17 anos e professores viveram emoções como a Cerimônia de Boas Vindas, a Cerimônia de Abertura, as disputas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), além do contato direto com medalhistas olímpicos e pan-americanos, e participar de uma intensa programação sócio cultural.

“Nós, organizadores, estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos nesse primeiro Ciclo. A adesão dos estados brasileiros, a participação de cerca de 50 mil escolas nas etapas estaduais ao longo dessas quatro edições, os seguidos recordes de participantes. As atividades da programação sócio-cultural das Olimpíadas também são um legado impressionante tanto para a cidade sede quanto para os jovens. Agradeço a presença dos Embaixadores das Olimpíadas Escolares em todas as edições, esses campeões abrilhantaram a festa e ensinaram como se compete com talento e fair-play”, analisa Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares e gerente geral de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Continuaremos empenhados em proporcionar a melhor estrutura para o desenvolvimento desses jovens como cidadãos”, completa.

A população de João Pessoa também teve uma relação de cumplicidade com as Olimpíadas Escolares, abraçando a causa esportiva-educacional em ações como palestras, clínicas esportivas, congressos técnicos, apresentações comentadas de vídeos, teatro de bonecos e exposição de fotos. “Esses jovens respiraram esporte e educação durante 10 dias. Foi emocionante vê-los superar seus limites e interagir entre si. Nas festas, por exemplo, eles puderam sentir a emoção de vestir os uniformes da Delegação Brasileira em Pequim 2008. Tiraram fotos e guardaram cada um desses momentos em suas memórias. O COB se orgulha de ter podido proporcionar alguns desses momentos aos atletas/estudantes” comemora Christiane Paquelet, diretora do Departamento Cultural do COB, referindo-se ao “Clique Campeão” que aproximou ainda mais os jovens de seus sonhos.

O programa de Embaixadores das Olimpíadas Escolares aumenta a cada edição. Aline Pará, do handebol; Ana Paula Ribeiro, Drielle Daltoé, Marcela Menezes, Natalia Gaudio, Natalia Peixinho e Tayanne Mantovaneli, da seleção brasileira de ginástica rítmica; os campeões olímpicos no vôlei de praia, Ricardo e Emanuel; o canoísta Sebastian Cuattrin, com uma coleção de 11 medalhas pan-americanas; o hexacampeão mundial de futsal Falcão, os saltadores Hugo Parisi e Cassius Duran; os judocas Leandro Guilheiro e Sarah Menezes; o nadador paraibano Kaio Márcio Almeida e os jogadores de badminton Fernando Bosco e Guilherme Pardo. Todos contribuíram para que a edição 2008 tivesse um resultado excelente.

Um outro ponto positivo do evento foi a qualidade técnica dos árbitros envolvidos nas competições. Profissionais como os coordenadores Paraguaçu Figueiredo, de 61 anos, árbitro desde 1980 e diretor da Confederação Brasileira de Futsal desde 2001; e José Pereira Silva, de 80 anos, árbitro internacional e Coordenador Técnico da Arbitragem Nacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), contribuíram mais uma vez para o avanço do esporte de base brasileiro.

Árbitros renomados no cenário internacional também estiveram presentes: Roberto Falcão, único representante brasileiro da natação nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e Ubiratan Martins Júnior, de 42 anos, único árbitro nível 3 do atletismo na América Latina.

Atletismo – Aluna do Colégio Estadual Mahatma Ghandi, de Curicica (RJ), Bárbara Leôncio foi a principal protagonista das provas de atletismo. Ela venceu os 100m rasos, 200m e o revezamento medley. Outros destaques da competição foram a também carioca Lorena Lourenço, especialista dos 400m, e, nas provas de campo, a paulista Geisa Arcanjo e o santista Hugo Leon Fernandes, primo de Luiz Fernando da Silva, o Suquinho, recordista brasileiro do lançamento de dardo, com 79,50m, marca obtida em 2005.

Basquete – Os times femininos do Distrito Federal, Minas Gerais, Roraima e do Espírito Santo juntamente com os masculinos do Sergipe, Ceará, Paraíba e Roraima foram os semifinalistas da Primeira Divisão, garantindo assim a sua vaga na divisão Especial das Olimpíadas Escolares 2009. Na Divisão Especial, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Paraíba (feminino); e, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Pará (masculino) foram os destaques. A decisão da Divisão Especial teve um atrativo a mais para o público. Em cada time havia um atleta da Seleção Brasileira de Basquete Infanto-juvenil, Raul Neto por Minas Gerais e Cauê santos, por São Paulo.

Futsal – O futsal das Olimpíadas Escolares foi dominado pelos times cariocas. Com o Embaixador Falcão na arquibancada, as meninas do Colégio Alfa Cem, da Vila da Penha, conquistaram o título da Divisão Especial sobre o Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, de Maringá (PR), nos pênaltis. As cearenses levaram o bronze. Entre os meninos, o título ficou com o Colégio Percepção. Eles venceram a equipe do Colégio Magnun Agostiniano, de Minas Gerais, na prorrogação, por 4 a 2. O Colégio 2001 (PE) ficou em terceiro lugar. Na Primeira Divisão feminina, a equipe do Colégio Cifique (MT) levou o ouro nos pênaltis sobre o Augusto Batista (MA). Na final masculina, o Colégio Pró-Saúde Bessa (PB) venceu o Decisivo Anglo (MS), por 4 a 1.

Handebol – No torneio feminino de handebol, houve grande presença de equipes do Norte-Nordeste no pódio. Na Primeira Divisão, Minas Gerais ficou com a medalha de ouro, a anfitriã Paraíba com a prata e o Amazonas com o bronze. Além delas, o Pará (4º lugar) garantiu presença na Divisão Especial de 2009, onde estarão ao lado das vencedoras deste ano Pernambuco, Paraná (2º colocado), Rio Grande do Norte (3º) e Rio de Janeiro (4º). Entre os meninos, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo e Acre deixarão a Primeira Divisão para competir na Especial em 2009. Alagoas, Piauí, Rio de Janeiro e Mato Grosso foram os melhores times da Divisão Especial. A Embaixadora das Olimpíadas Escolares 2008 Aline Pará visitou ginásios e acompanhou os jogos de perto.

Judô – São Paulo liderou o quadro geral de medalhas do torneio masculino de judô com 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Paraná foi o segundo colocado com 2 medalhas de ouro e 2 de bronze, seguido do Distrito Federal, que obteve 1 medalha de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Um ouro paranaense foi do judoca Horácio Antunes, da categoria pesado. Morador de uma comunidade carente de Curitiba, o atleta demonstrou imenso poder de superação para competir na Paraíba. A hegemonia paulista nos tatames foi confirmada também no torneio feminino, com 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Logo após vem o Rio de Janeiro, com 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze, seguido pelo Rio Grande do Norte, com 1 ouro e 1 prata. Os judocas Leandro Guilheiro, que tem duas medalhas olímpicas no currículo, e a campeã mundial júnior Sarah Menezes atuaram como Embaixadores Olímpicos e visitaram ginásios, acompanhando de perto as lutas, e entregaram as medalhas aos campeões.

Natação – As pernambucanas se destacaram na competição na piscina do CIEF: Etiene Medeiros, 17 anos, medalha de prata no Mundial Júnior de Monterrey, no México, nos 50m costas; a jovem Mariana Arnaud, de apenas 15 anos; e Jéssica Carvalho, que disputa as mesmas provas da atleta olímpica Joanna Maranhão. Das três, Etiene é a única que treina ao lado de Joanna com o técnico Nikita, no SESI de Recife. Mariana é do Clube Damas e Jéssica nada no Colégio Presbiteriano Agnes. Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2008 Cassius Duran e Hugo Parisi visitaram a piscina e entre as provas finais fizeram algumas demonstrações de saltos.

Tênis de Mesa – A paulista Lizie Rodrigues venceu a amazonense Amanda Marques, bicampeã brasileira e bronze no mundial juvenil de El Salvador, na final do tênis de mesa feminino. No masculino, destaque para o paranaense Danilo Toma, ouro nas duplas ao lado de Igor Yoghida e na disputa de simples, ao derrotar o potiguar Lucas Paulino. O treinador da seleção brasileira olímpica de tênis de mesa Wei Jian Ren esteve na capital paraibana e promoveu clínicas em escolas públicas para divulgar a modalidade.

Vôlei – As equipes femininas do Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Ceará e Paraíba estarão na Divisão Especial em 2009. No masculino, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Roraima voltam à Divisão Especial no próximo ano. Os destaques da Divisão Especial masculina de 2008 foram Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Já Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais se destacaram entre os times femininos. Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2008 Ricardo e Emanuel visitaram as quadras e acompanharam de perto os confrontos.

Xadrez – O xadrez contou com seis jogadores ranqueados na Federação Internacional de Xadrez (FIDE), sendo cinco no masculino. Mas o destaque foi o maranhense Bergson Fernandes Filho, 19º colocado na pré-classificação, mas que ficou com o título das Olimpíadas Escolares 2008. O paranaense Thiago Macedo ficou com a prata e o carioca Igor Amaral Mourão com o bronze. No torneio feminino, a mato-grossense Ana Vitória Rothebarth cumpriu uma promessa feita em 2004, quando disputou a sua primeira das cinco edições da competição. Depois de conquistar dois bronzes e duas pratas, a descendente de índios e alemães vestiu um cocar para comemorar o título. A prata foi para a paranaense Joice Cathcart e o bronze para Vanessa Faustino, de Petrópolis, Rio de Janeiro.

As Olimpíadas Escolares 2008 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *