Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

INOVAÇÃO EM PRÊMIOS NA COPA REVELAÇÃO

Copa Revelação dará como prêmio estágios técnicos e cursos de inglês no Canadá

A Organização da Copa Revelação de Judô Cidade de São Paulo resolveu inovar no quesito premiação. Além das tradicionais medalhas e troféus, o torneio oferecerá estágios técnicos e cursos de inglês de um mês no Canadá aos dois
melhores judocas do torneio. Os atletas escolhidos viajarão com todas as despesas pagas e sobre os tatames canadenses treinarão sob a supervisão de três respeitados técnicos da seleção principal canadense; professores Hiroshi
Nakamura, Nicolas Gill (vice-campeão olímpico/92 e bronze olímpico/96) e o brasileiro Sergio Pessoa (quinto colocado nas Olimpíadas de Seul/88 e único brasileiro a vencer a tradicional Copa Jigoro Kano, realizada no Japão, em 1986).

Radicado no Canadá desde 2004, Sergio Pessoa é atualmente peça fundamental no projeto de intercâmbio entre Brasil e Canadá e no desenvolvimento técnico da escola de judô canadense. Considerado um dos principais judocas da categoria
ligeiro no mundo em meados da década de 80, Pessoa vê agora seu filho seguir passos parecidos. Serginho, como é conhecido, naturalizou-se canadense já é o principal judoca do país na categoria em que seu pai se consagrou.

Atualmente Sergio Pessoa e sua família moram na bela cidade de Montreal província de Quebec. Mas nos primeiros anos, morou em Kedgwick, cidade de 1.800 habitantes.

“No início foi muito difícil, porque nesta cidade só se falava francês e eu havia me preparado no Brasil fazendo cursos de inglês. Imagine a confusão”, diverte-se hoje.

Adaptado após quase seis anos, Pessoa apenas não se acostuma com o frio.

“Aqui o inverno é muito longo. Dura 5 meses”

Pessoa aponta a intensificação do intercâmbio entre Brasil e Canadá como positiva.

“Várias atletas e treinadores veem aqui para treinar conosco. Nos últimos anos recebemos equipes do Pinheiros, Minas Tênis, Sogipa, Palmeiras, Ulbra dentre outros. Nossa equipe também esteve no Brasil nos anos de 2007, 2008 e 2009.
Estes treinamentos são muito proveitosos para ambos os países”, disse.

Sobre os dois judocas que serão pinçados na Copa Revelação de Judô Cidade de São Paulo, Pessoa avisa:

“Eles terão uma carga muito forte de treinamento. Irão treinar com a seleção principal do Canadá”, revelou.

O treinador mostrou-se entusiasmado com a proposta técnico-educacional da Copa.

“Eu acho muito boa essa formula de os atletas poderem treinar e estudar ao mesmo tempo. Além do mais, ele
terão a oportunidade de conhecer uma outra cultura e hábitos diferentes”

A Copa Revelação de Judô é uma iniciativa da Associação Branco Zanol de Judô e conta com o importante apoio da Federação Paulista de Judô (FPJ), Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Secretaria de Esportes, Lazer e
Recreação do município de São Paulo. O torneio está sendo viabilizado por intermédio de emenda orçamentária do campeão olímpico e atual vereador paulistano, Aurélio Miguel.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *