Judô com cinco medalhas na Universíade
O judô brasileiro chegou à quinta medalha na Universiade 2011, em Shenzhen, China, nesta terça-feira (16/08). Lutando na categoria absoluto, os judocas David Moura e Claudirene Cezar superaram adversários dentro e fora do tatame para colocar o Brasil novamente no pódio.
No duelo masculino, David Moura venceu na fase de classificação o francês Matiheu Thorel e o turco Feyyaz Yazici, mas caiu diante do coreano Kim Sung Min. Na repescagem, o judoca se recuperou e classificou-se para a disputa do bronze contra Altagerel Davaanyam, da Mongólia.
A luta foi complicada e o adversário chegou a aplicar um Wazari em David. Na sequência, o brasileiro conseguiu encaixar as pegadas e venceu o duelo com um Ipon.
“Na disputa do meu peso, +100kg, eu tinha chegado na disputa do rbonze e bati na trave. Desta vez agarrei a chance e consegui mostrar um pouco do meu valor. Espero continuar participando de competições universitárias, ganhando meu espaço nos torneios internacionais pelas seleções brasileiras e ganhando mais medalhas”, comemorou.
Na chave feminina, Claudirene Cezar derrotou nos primeiros combates a bielorussa Marina Slutskaya e a russa Polina Belousova, mas não passou pela japonesa Kim Ji Youn. A atleta foi para a repescagem e voltou na disputa pelo bronze contra a ucraniana Svitilana Laromka. Focada, a judoca brasileira não deu chances à adversária e faturou a medalha.
“Senti uma lesão no joelho na primeira luta aqui em Shenzhen. Acabei lutando com dor e chegando a duas disputas de bronze. Na minha categoria e na absoluto. E não ia deixar esta segunda medalha escapar. Por isso as lágrimas no pódio. No final, todo trabalho que fizemos foi recompensado e estou muito feliz”, revelou Claudirene.
O judô brasileiro encerra sua participação na Universiade 2011 nesta quarta-feira (17/08) com as disputas por equipes.
Fonte: Jânio Silva (CBDU)