Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Pinheiros e Gama Filho lideram classificatório do Grand Prix

O 3º Grand Prix Nacional de judô começou com muita emoção e rivalidade no ginásio do Flamengo, no Rio de Janeiro. Ao fim da primeira jornada da fase classificatória, Pinheiros Kimonos Shihan e Universidade Gama Filho lideram com oito pontos, seguidos por Imes São Caetano (seis pontos) e Oi Sogipa (cinco pontos).

Em sua primeira competição oficial após o título mundial em setembro, no Egito, João Derly segue invicto. O gaúcho empatou uma (contra o venezuelano Ludwig Ortiz) e venceu outra luta, esta contra Leandro Arello, de Barueri. A primeira fase será concluída no próximo sábado, 12 de novembro, na Arena Telemig Celular, em Belo Horizonte.

“Tenho que me acostumar com essa nova realidade, de os adversários entrarem para segurar o empate, sobretudo em uma competição por equipe em que empatar permitido. Preciso trabalhar mais isto, pois às vezes fico nervoso’, afirmou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial.

Em um dos confrontos mais esperados do dia reunindo boa parte dos titulares e reservas da seleção brasileira, Pinheiros e São Caetano levantaram a torcida. Melhor para o Pinheiros, que venceu por 2 a 1.

“A equipe está trabalhando luta a luta. Com certeza o resultado foi importante para nós”, disse Daniel Hernandes, que venceu por ippon o titular do peso-pesado da seleção, Walter Santos e bateu com um yuko o carioca João Gabriel Schilliter, que o eliminou na seletiva para o Mundial. “Mostrei que ainda tenho muito judô para colaborar com a seleção”, acrescentou.

Uma das surpresas da tarde, a invicta equipe da Gama Filho divide a liderança com o Pinheiros e já pensa na semifinal.

“Temos uma equipe jovem, mas que já está na terceira participação no Grand Prix, o que nos torna muito amadurecidos nesta competição. Ainda falta muita coisa para acontecer, mas acredito que agora já podemos sonhar com uma das vagas na semfinal”, comentou o medalhista de bronze em Atenas, Flávio Canto, que venceu todas as suas quatro lutas por ippon.

Ainda de luto devido ao falecimento da atleta Sara Menezes na última terça-feira, o Minas Tênis Clube entrou no tatame desfalcado de sua principal estrela, Luciano Correa, namorado de Sara. Com uma vitória e dois empates, a equipe terá a tarefa de buscar a classificação em casa, diante de sua torcida.

“Tomamos a decisão de lutar o GP na quinta à noite. Deixamos claro para a comissão técnica que estávamos preparados psicologicamente para competir. Poderíamos ter conseguido um resultado melhor. Mas já nos consideramos vitoriosos só por entrar no tatame”, afirmou o leve Pedro Guedes, autor do ippon mais rápido da competição, em apenas dez segundos, sobre Diogo Coutinho, da Gama Filho. “Foi uma felicidade muito grande, um golpe perfeito. Torço para que o recorde não seja batido até o fim da competição”, comentou.

CLASSIFICAÇÃO
1. Pinheiros Kimonos Shihan e Universidade Gama Filho – 8 pts
3. Imes São Caetano – 6 pts
4. Oi Sogipa – 5 pts
5. Unimed Minas Tênis Clube e Flamengo Petrobras – 4 pts
7. Jequiá Biscoitos Gudy – 2 pts
8. Barueri, Paulistano e Sesc Vitória – 1 pt

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *