Medellín e Santiago concorrem à sede dos Jogos Sul-americanos de 2010
Os Jogos Sul-americanos de 2010 terão duas cidades candidatas à sede da competição: Medellín (Colômbia) e Santiago (Chile). O anúncio das cidades candidatas foi feito nesta segunda-feira, dia 18, pela Organização Desportiva Sul-americana, com base em decisão tomada hoje por seu Comitê Executivo.
Três cidades haviam apresentado candidatura. Além de Medellín e Santiago também se apresentou como postulante a cidade de Barquisimeto, na Venezuela. O Comitê Executivo da ODESUR analisou a documentação recebida dos três Comitês Olímpicos Nacionais e, com base no Manual de Normas e Procedimentos para Candidatura de cidade sede de Jogos Sul-americanos, constatou que apenas as cidades de Medellín e Santiago haviam preenchido os requisitos solicitados no Manual. A cidade venezuelana não enviou a documentação completa e por isso, segundo as regras estabelecidas, não pôde ser incluída como cidade candidata oficial. “Os Jogos Sul-americanos crescem de importância a cada edição. As candidaturas de Medellín e de Santiago refletem a qualidade dos Jogos Sul-americanos que teremos em 2010”, afirmou o presidente da ODESUR, o brasileiro Carlos Arthur Nuzman.
A escolha da cidade-sede dos Jogos Sul-americanos de 2010 acontecerá no dia 7 de novembro, em Buenos Aires, durante Congresso da ODESUR, que antecede a realização dos Jogos Sul-americanos 2006, entre 9 e 19 de novembro, em Buenos Aires e sub-sede em Mar Del Plata.
A ODESUR nomeou uma Comissão de Avaliação das candidaturas das cidades, que será formada por Ramón Zubizarreta, presidente da Comissão e presidente do Comitê Olímpico do Paraguai, Danilo Carrera, presidente do Comitê Olímpico do Equador, e José Roberto Perillier, responsável técnico pela ODESUR.