Judocas de oito estados representam o Brasil na Copa do Mundo
Com judocas de oito estados diferentes, a seleção brasileira está definida para a II Brazil Judo World Cup, etapa brasileira da copa do mundo de judô, que acontece de 3 a 5 de maio, em Belo Horizonte-MG. O Brasil será representado por atletas das equipes Sênior A, Sênior B, Sub-23 e Júnior. Os 14 judocas classificados para os Jogos Olímpicos de Pequim estão confirmados no evento.
A seleção será formada por atletas da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Desfilarão sobre os tatames na capital mineira medalhistas olímpicos, mundiais, pan-americanos, sul-americanos e do circuito mundial.
“Isso é o resultado da política da CBJ em oportunizar atletas de todas as regiões do país. Apesar de as dificuldades pelo Brasil ser um país continental, temos conseguido excelentes resultados na busca pela descentralização. Na equipe olímpica em Pequim, por exemplo, teremos judocas de cinco estados, algo que se olharmos para trás vamos observar que não acontecia”, explica Ney Wilson, coordenador técnico internacional da CBJ.
Nesta sexta-feira (18/4) a equipe de Portugal confirmou presença na Copa do Mundo. Duas vezes medalhista em mundiais, a meio-leve Telma Monteiro, virá para a competição e é o destaque do time. A judoca tem seis títulos em copas do mundo. Além dos portugueses estão inscritos Cuba, França, Alemanha, Argentina, Aruba, Bahamas, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Suíça, Uruguai, México, Eslovênia, Costa Rica e Antilhas Holandesas.