SELEÇÃO EMBARCA NESTA TERÇA-FEIRA PARA O PAN-AMERICANO
Brasil terá equipe completa em torneio que acontecerá na Argentina a partir de 26 de março. Outros 21 países estão inscritos
A seleção brasileira de judô embarca nesta terça-feira (24) para o Campeonato Pan-Americano de Judô, que será disputado a partir de 26 de março em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil será representado no Pan pelos judocas Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg), Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57g), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg), Deborah Souza (-78kg) e Claudirene César (+78kg).
A partir desta temporada o Campeonato Pan-Americano valerá pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Judô. A medalha de ouro no campeonato Pan-Americano vale 180 pontos no ranking. A prata 108 e o bronze 72. Além do Brasil, 21 países estão inscritos no Pan: Antilhas Holandesas, Equador, Argentina, El Salvador, Bahamas, Guatemala, Barbados, Guiana, México, Canadá, Panamá, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, Porto Rico, Cuba, Uruguai, Chile, Venezuela, EUA e Peru.
O evento marcará a volta à seleção brasileira de atletas consagrados como os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Flávio Canto, o bicampeão mundial João Derly e a medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro Danielle Zangrando.
“É bom voltar a representar o Brasil, pois estava sentindo falta de competir. Foram três meses de treinos e acredito que o Pan-Americano será uma competição forte e importante para mim. Será um termômetro para toda a temporada, já que terei condições de saber como está o meu judô na prática”, diz Leandro Guilheiro, que após a conquista do segundo bronze olímpico fez três cirurgias: ombro esquerdo, joelho direito e coluna.
Após dez meses longe dos tatames em 2008 por conta de problemas na lombar, Danielle Zangrando volta a defender a seleção brasileira internacionalmente.
“2008 foi um ano muito difícil para mim. No fim do ano fui melhorando e senti que estava segura para voltar. Estou animada como uma faixa branca e recomeçando a minha carreira”, diz Danielle Zangrando.
A atleta destaca também o trabalho vitorioso do judô feminino feito pela Confederação Brasileira de Judô desde a chegada da treinadora Rosicleia Campos, em 2006:
“O judô feminino evoluiu muito e ganhamos representatividade continental. As mulheres têm a cada dia conseguido aumentar ainda mais o seu espaço. Estou confiante e feliz em ser lembrada pela comissão técnica”.
Outro que também ficou satisfeito em ser convocado para o Campeonato Pan-Americano foi Flávio Canto. O carioca tem feito um intenso treinamento para o evento.
“Estava com a minha programação voltada para retornar à seleção em maio, no Grand Slam de Moscou. Mas representar o Brasil é sempre especial. O Pan é um torneio importante e ficou ainda mais interessante agora que distribui pontos para o ranking mundial”, afirma Flávio Canto.
IRÃO ARBITRAR O REFERIDO EVENTO OS ÁRBITROS MARCOS K. SHIMABUKURO, DE MATO GROSSO DO SUL e LEONARDO STACIARINI, DE GOIAS.
Programação:
26/3
Categorias: +100 Kg, -100 Kg, -90 Kg, -81 Kg, +78kg, -78kg, -70kg e -63kg
27/3
Categorias: Aberta, -73kg, -66kg, -60kg, -55kg, -57kg, -52kg, -48kg e -44kg
28/3
Torneio por equipes
Competição de kata